sábado, 12 de outubro de 2013

Festival do coton de Tulear

COTON DE TULEAR

O Coton de Tulear é um cão de companhia alegre, esportivo e brincalhão, mas não é muito fácil de educar, por isso é preciso ter pulso firme para que ele respeite os comandos. Para compensar, adora ser acariciado e tem grande amor por seu dono, por isso, não gosta de ficar sozinho.

Ótimo cão para crianças, brinca com elas e tem extrema paciência. Com outros cães, ele se porta como líder, por isso é aconselhável ficar sempre de olho. Se o outro cão o aceitar como chefe, não terá problema algum.

Esta raça também é amigável com outros animais, com exceção de patos, galinhas e pássaros.

O Coton de Tulear pesa de 3,5 a 6 quilos e mede de 25 a 28 centímetros. Sua pelagem é espessa e branca, sendo observadas também pequenas sombras cinzas ou amarelas, principalmente nas orelhas.

Seu longo pêlo tem a textura do algodão (de onde vem seu nome; coton significa algodão em francês), que serve para protegê-lo do calor e do frio.

Para manter a bela pelagem é preciso cuidado para evitar a formação de nós. Todos os dias o animal deve ser escovado e, depois, passar um pente de dentes largos e um pente de dentes médios, com cuidado para não arrancar muitos pêlos. Para finalizar, um pente fino, também chamado de pente de pulgas. Antes do banho, de preferência semanal, o pêlo também deve ser escovado.

O Coton pode conviver bem em apartamento, desde que faça exercícios diários (caminhadas) para que ele queime toda sua energia, afinal, possui boa saúde e vive em média 15 anos.

CUIDADOS BÁSICOS

Vive bem em apartamentos, com passeios diários, mas não sob sol forte. Trata-se de uma raça saudável. Casos raros, apresentam problemas no estômago. Sua expectativa de vida é de 14 a 18 anos. Deve-se evitar muita exposição ao sol, por causa da pelagem branca. Escovação com pente de dentes largos deve ser feita diariamente.
Porte: Pequeno
Origem: Madagascar

Curiosidade
O Coton de Tulear é conhecido como "Cão Oficial de Madagascar". Em 1970, o Kennel Club da França reconheceu o Coton como um cão raro e de raça pura. Infelizmente, devido a crises políticas e econômicas, esse cão é ameaçado de extinção em sua terra natal.

História
Existem várias versões sobre a origem do Coton de Tulear e, todas elas, fazem referência à ilha de Madagascar, no Oceano Índico. Uma delas dá conta de que esse animal descende do cruzamento de cães caçadores de ratos e de cães das damas que viajavam em navios franceses naufragados na costa de Madagascar. Acredita-se que o acasalamento desses animais tenha originado uma nova raça.

Fotos e vídeos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário