domingo, 9 de junho de 2013

Festival do Balinês

                                 Festival do Balinês


Origem

O início da história dos balineses é desconhecido:

- Alguns dizem que existia uma tapeçaria chinesa representando um balinês em 1800.
- Em 1871 a revista Penny Illustrated mostrou referência a um siamês de pelos longos.
- Foi encontrada uma ficha de inscrição CFF datada de 1928 para um gato com todas as características de um balinês. 

Os balineses, não foram intencionalmente criados. Na verdade, no início de 1900, criadores de siamês ficaram horrorizados quando os gatinhos de pêlo longo começaram a aparecer em suas ninhadas.

O gene de pêlo longo é recessivo, precisando então que o pai e a mãe tenham o gene para manifestar a característica. 

Hoje, muitas pessoas acreditam que o gene para o pelo longo se originou como uma mutação espontânea em certas linhagens siamesas.

Enquanto os gatinhos de pelos longos estavam aparecendo esporadicamente, a história dos Balineses começa com os primeiros programas de melhoramento. Em 1950, três criadores de siameses, Marion Dorsey e Sylvia Holland na Califórnia e Helen Smith em Nova York, caíram no amor com a beleza de alguns gatinhos de pelo longo que apareceram em ninhadas e decidiram desenvolver esta característica. Helen Smith escolheu o nome de Bali para refletir a graça e elegância que lembrasse os dançarinos de Bali.

Falar que os criadores de Siamês não estavam satisfeitos com esta nova raça é um eufemismo; em 1970 todas as principais associações norte-americanas, incluindo a CFA (The Cat Fanciers' Association) e a TICA (The International Cat Association), aceitaram o gato balinês como uma raça. Em 1983 a FIFe (Fédération Internationale Féline) homologou. Hoje, a quantidade de balineses é relativamente baixa, mais os criadores juram que é a melhor das raças derivadas dos Siameses.


Aparência

O comprimento do pelo é a única diferença entre os siameses (pelo curto) e os balineses (pelo longo).

O Balinês é um gato esbelto forte e musculoso. Uma pelagem de comprimento médio cobre seu corpo. Os machos adultos pesam de 3,5 a 4 quilos e as fêmeas adultas pesam de 2 a 3 quilos.

A cabeça tem formato de uma cunha média, com uma testa plana; focinho em forma de cunha e boa largura entre as orelhas. 

No perfil, uma linha reta pode ser desenhada a partir do topo da cabeça para a ponta do nariz. Os olhos têm formato de amêndoa, tamanho médio e sua cor é de um azul profundo, vívida. As orelhas são muito grandes, pontudas, largas na base. O pescoço é fino, as patas longas e finas, e a cauda é longa, fina e sem dobras.

A pelagem é fina, sedosa e parece mais curta que realmente é. Mas o pelo da cauda possui a característica de uma pluma de luxo. Como os balineses não têm subpêlo macio, o revestimento mais longo oferece uma aparência mais suave e menos angular que os siameses e outras raças do mesmo tipo.


Os filhotes nascem completamente brancos, e sua pelagem só adquire a sua coloração adulta depois de um ano.

No CFA, o balinês costumava vir em apenas quatro cores da pelagem.

No entanto, a partir de 01 de maio de 2008, a raça javanês foi declarada uma divisão do balinês, e as cores foram adicionadas. Em 2010, o padrão e perfil do javanês foram eliminados, combinando as duas raças em um só.

Deve sempre ter olhos azuis, qualquer que seja a cor da sua pelagem. 


As cores da orelhas, máscara facial, patas e cauda são mais escuras do que o resto do corpo devido a uma enzima com temperatura controlada que cria uma maior profundidade de cor nas partes do corpo mais distante do coração. 

Hoje, os criadores têm dois estilos de balinês: 

- O balinês Extreme é o único que você verá nas exposições de gato. Tem o estilo de corpo esbelto e em forma de cunha cabeça descrito acima. 

- O balinês tradicional tem o estilo do corpo redondo e cabeça do Siamês tradicional, e tem um revestimento de comprimento médio. O balinês tradicional é popular entre os amantes do gato que se lembram com carinho o robusto, siamês.

Você não vai ver os balineses tradicionais na maioria das exposições de gato, exceto talvez, na categoria de animal doméstico, porque não está em conformidade com as normas a maioria das associações de raças, que apelam para a conformação Extreme. Ainda assim, se você está procurando um companheiro fantástico, em vez de um gato para exposições, o tradicional se encaixa perfeitamente.


Saúde e Predisposição a Doenças

Tudo idêntico ao siamês.

Cuidados

1. A pelagem sedosa, e a ausência de subpelos, fazem com que raramente surjam nós e pelos emaranhados, tornando fácil o cuidado com os pelos.
• Uma escovação semanal é suficiente.
2. Uma limpeza semanal nos ouvidos, para remover o excesso de cerume. Sempre usando um produto ceruminolitico, encontrado em pet shops.
3. Vacinação e vermifugação conforme orientação do médico veterinário.
4. Uma visita semestral ao médico veterinário.
5. Uma enorme quantidade de muito amor, carinho e respeito, de um em um segundo, por toda vida. 


Comportamento/Temperamento

Balineses têm temperamentos extremamente amoroso e uma ligação estreita com sua família. Ele será seu melhor amigo e quer ser envolvido em tudo que você faz desde arrumar a cama, ver televisão ao seu lado, brincar com objetos, ou simplesmente deitar no seu colo e relaxar. Sempre chamando a atenção para ser sempre notado, por isso não deve ser deixado sozinho por longos períodos. Eles gostam muito de brincar com qualquer coisa, desde uma folha que caiu de uma arvore, um pedaço de papel, uma bolinha, que vai se entretiver por horas. Balineses se dão muito bem com crianças e outros animais de estimação, cabendo facilmente na família.

O Balinês é um gato vocal que adorara conversar com você. Sua voz é um pouco mais silenciosa e mais suave do que os siameses e não é tão insistente como o siamês. Se você estiver procurando por um gato interativo vocal, você achou o que procurava



Notas

Nota1: Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira latinha apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura.
Nota2: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.
Seja adulto ou filhote, não compre, adote.

Fotos e vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário