domingo, 8 de julho de 2012

O Border Collie

                         


Border  Collie

UTILIZAÇÃO: pastoreio
TAMANHO: 53 cm, as fêmeas podem ser ligeiramente menores.
PESO: 14 a 22 quilos.
ASPECTOS GERAIS: porte médio, bem proporcionado, de aparência atlética, apresentando graça, habilidade e resistência.
PELAGEM: duas pelagens e ambas densas, de textura média, subpelo macio e denso que os protege contra as intempéries. A cor pode variar, desde que a branca não seja predominante. A mais comum é a preta com colar, meias (parte inferior dos membros) e ponta da cauda brancas.
LONGEVIDADE: 12 a 14 anos.
TEMPERAMENTO: inteligente, responsável, alerta e dócil.

Nomeado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie reúne uma série de boas qualidades: é ágil, incansável, afetivo com os donos, atleta e pastor nato. Sua origem é antiga: trabalhos gravados em madeira e datados de antes de 1800, mostram cães que lembram o Border Collie atual. Sabe-se, porém, que os ancestrais do Border Collie tiveram origem na fronteira entre Inglaterra e Escócia.
Em 1876, R. J. Lloyd Price testou a habilidade de trabalho dos Borders. De 100 ovelhas levadas a um Palácio em Londres, três foram separadas do rebanho e levadas a uma área remota de um parque, mas os espertos Borders trouxeram-nas de volta, com a orientação de seus donos. É, ainda, um animal capaz de atuar de forma independente no rebanho, já que possui um instinto nato para a apartação. Admirado pela maneira peculiar de trabalho, o Border costuma deitar-se ao redor do rebanho, olhando-o fixamente e cercando-o constantemente para evitar fugas. Esse comportamento alerta e responsável remete à astúcia dos lobos durante a caça. Sempre pronto para o trabalho, ele segue comandos mesmo distante, sejam com apito, assovio ou palavras.

Admiradores em todo país

No Brasil, a raça já está bem difundida e, além da criação em fazendas de gado, é uma das preferidas para a prática do agility, esporte que consiste em fazer com que o cão percorra um circuito de obstáculos. Nos últimos anos, têm chegado ao país Border Collies não só com aptidão para o agility, mas também destinados a exposições de beleza, provando cada vez mais a versatilidade da raça, que é utilizada para companhia e pastoreio.

Fonte: Anuário Cães 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário