terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Plantas venenosas que podem fazer mau pro seu pet

       Plantas venenosas que podem fazer mau pro seu pet

Olá vocês sabiam que tem algumas plantas que vocês tem que se preocupar para que seus pets não comam? Tem sim por isso eu irei mostrar para vocês as plantas que fazem mau para o intestino.
Cães e gatos podem ingerir plantas venenosas seja por alguma disfunção digestiva, deficiência alimentar ou até mesmo distúrbios comportamentais. “Muitas vezes o pet está entediado e come plantas por pura falta do que fazer. Esse comportamneto pode ser fatal, pois algumas plantas, como o lírio para os gatos e a comigo-ninguém-pode aos cães, podem matar em 24 horas”, alerta a médica veterinária Patrícia Nuñes.
Não provoque vômitos!
Dependendo da planta ingerida, os sintomas podem ser agravados caso o proprietário induza o vômito no animal. “Algumas plantas são irritantes e cáusticas na mucosa oral e esôfago”, explica. Então, o que fazer?
1. Assim que acontecer, lave com abundância a boca do animal.
2. Não forneça leite, azeite ou qualquer outro alimento ao pet.
3. O ideal é lavagem gástrica, realizada só pelo veterinário.
4. Ir ao veterinário o mais rápido possível, e informar qual foi a planta ingerida pelo pet.
Sintomas
A ingestão de plantas pode causar intoxicação com sintomatologia branda, como vômitos, náuseas (o animal saliva muito), diarreia, falta de apetite, mas também pode levar a uma intoxicação fatal. “Tudo vai depender da espécie de planta e da relação de pro porção entre o  peso do animal e a quantidade ingerida”, esclarece. A suspeita de intoxicação por plantas é confirmada, muitas vezes, pela presença de restos de plantas no ambiente junto ao vômito ou fezes.
Prevenção
“O dono deve deixar fora do alcance dos pets plantas que possam ser tóxicas a eles”, aconselha Patrícia. Outro cuidado é não permitir que os animais comam plantas ou gramas durante os passeios, pois é comum que estejam contaminadas com veneno para rato ou formiga. “Cultive em casa plantas e sementes próprias para animais de companhia, pois assim seu pet poderá comer com segurança suas plantinhas”, finaliza. 
Obs:

No caso de seu animal ter comido uma planta que pode ser venenosa a ele, o ideal é correr para o veterinário

Algumas plantas tóxicas a cães e gatos 

Comigo-ninguém-pode CebolinhaArrudaFolhas da azaleiaJiboiaFícusLírios e orquídeasSamambaiaMamonasCopo-de-leiteEspada-de-são-jorgeCostela-de-adãoEspirradeiraTulipasBico-de-papagaio